terça-feira, fevereiro 8

What is love?

Dois alunos de uma universidade juntaram-se para investigar sobre as mentalidades das diferentes faixas etárias. Seleccionaram pessoas diferentes, de diferentes idades, desde os 9 até aos 40. Dividiram-nos em grupos: no grupo A, encontravam-se 5 crianças, tanto raparigas como rapazes, com idades compreendidas entre os 9 e os 12 anos; no grupo B, encontravam-se 7 rapazes, desde os 14 aos 19 anos; no grupo C, haviam 6 pessoas, duas raparigas de 15/18 anos, 3 adultos de 20/25 anos, 1 homem de 30 anos e uma mulher de 40.
A investigação consistia em que cada grupo discutisse o que era amar e no final escrevesse um texto a exprimir a opinião colectiva.
O primeiro grupo a acabar foi o grupo B, que pouco ou nada tinham discutido. Sob a observação dos investigadores, limitaram-se a trocar meia dúzia de palavras a passá-las para o papel.
O grupo que acabou poucos minutos depois foi o grupo C. Os investigadores notaram que tinha havido bastante diálogo entre todos e que não tinha havido ninguém que não participasse. O grupo mostrava-se bastante pensativo.
Por fim, depois de algum tempo de espera, o grupo C finalizou o texto. Tal como no grupo A, todos tinham participado, pois o papel que lhes foi entregue passou por cada um dos membros do grupo.
Foi pedido que cada grupo escolhesse um representante para ler o texto para os restantes grupos. Depois de decidido, o grupo A foi o primeiro a ler o seu texto:
O que é amar? Amar é gostar muito. Nós amamos a nossa família, os nossos namorados, os nossos amigos. Amar é estar apaixonado. Quando amamos alguém, somos as pessoas mais felizes do mundo, não dá para disfarçar. Aqueles que têm jeito, quando amam alguém, escrevem canções e toda a gente que se sente da mesma maneira canta-as também. Também há aqueles que escrevem histórias de amor para partilharem com o mundo aquilo que estão a sentir. Amar é o melhor sentimento do mundo e o mais lindo.
Todos aplaudiram. Seguiu-se a vez do representante do grupo B:
Amar é aquilo a que nos referimos quando dizemos ‘amo-te’. É um verbo como todos os outros. Há quem sinta o verdadeiro significado e há quem não ligue nada a isso dos sentimentos. Basicamente, amar é ter namorada, beijá-la e talvez até ir mais longe. É isso que define o verbo amar
Voltaram todos a aplaudir, desta vez com menor intensidade, em sinal de reprovação. Os investigadores não estavam surpresos com o produto final daquele grupo. Contudo, seguiu-se a vez do último grupo:
É complicado definir o que é amar. Pode ser algo muito complexo como também muito simples. É sentir algo que nunca imaginaste sentir. Não se cinge a uma pessoa ou a um tipo de amor. É querer o bem do outro, muitas vezes mais do que queres o teu próprio bem. É apenas te sentires feliz se a pessoa que amas estiver bem. Não é só felicidade, passa muitas vezes pela dor e pelo sofrimento. É, acima de tudo, aceitares alguém da maneira como é, sendo gordo, magro, baixo, alto, moreno, loiro, ruivo. Amar é algo que se aprende, que nem os sábios sabem o verdadeiro significado.
Fez-se ouvir um grande aplauso na pequena sala onde todos se encontravam. Estava provado, sem dúvida qual seria a melhor definição.
Os investigadores fizeram um breve agradecimento pela colaboração e deixaram-nos sair. 

A minha intenção neste texto foi mostrar indirectamente o que eu acho das mentalidades das pessoas hoje em dia. Isto é aquilo com que me deparo todos os dias, o que não significa que todos sejam assim. Anyway, espero que se perceba a mensagem que quero transmitir.


What is love. - NeverShoutNever

2 comentários:

Joana disse...

ficou muito bom o texto mesmo . gostei muito. e sim, acho que conseguiste transmitir a mensagem (:

MMR disse...

Como já te disse 2402398103192830 vezes, é provavelmente um dos teus melhores textos. Está mesmo lindo.
E a mensagem passou, pelo menos para mim :)